domingo, 1 de fevereiro de 2009

Xadrez: do jogo para a realidade

Por André Martin
O raciocínio do xadrez pode ser utilizado no dia-a-dia para facilitar escolhas, uma vez que trabalha com antecipação das jogadas e das conseqüências de cada movimento.

O xadrez desafia nossa mente com as diferentes possibilidades que cada movimento oferece. Para quem não conhece o jogo, é preciso lembrar que ele funciona como dois exércitos que se enfrentam em um tabuleiro quadriculado. Nesse parco espaço, as peças menores (peões, cavalos, torres, bispos) orbitam o casal principal: a poderosa rainha e o imponente rei, que deve ser derrotado com o famoso "xeque-mate".

Apesar das regras, o número de combinações de movimentos de peças faz com que cada partida seja única. Você até pode tentar repetir as mesmas jogadas, mas em algum momento encontrará uma situação que o forçará a agir de forma diferente. Essas características transformam o xadrez em um excelente exercício mental. Afinal, quem o joga aprende a pensar com maior agilidade.

Podemos afirmar que o xadrez ensina muita coisa para a vida prática. É comum durante a partida tentarmos antecipar duas ou três jogadas, o ideal é prever mais. Com isso, temos de imaginar o que vai, ou poderia, acontecer ao mexermos determinada peça e qual será a reação (ou reações) do adversário. Além disso, para cada caso, um novo leque de possibilidades se abre. Então, ao vislumbrar as opções e suas conseqüências, podemos escolher com mais segurança a melhor jogada e a mais indicada para aquele momento.
No cotidiano sempre nos deparamos com situações semelhantes, nas quais poderíamos nos colocar na posição de nossos oponentes, antecipando nossos lances em busca de superação. O xadrez nos treina nesse quesito e passamos a reagir automaticamente, perseguindo a melhor reação e neutralizando um movimento da concorrência que nos prejudicaria.

Mente ativa, raciocínio rápido, planejamento, reação automática mas pensada, elaboração de estratégias vencedoras, soluções de contorno e tentativa de reversão nas adversidades e situações imprevistas, além do prazer e diversão! Quantos benefícios e ensinamentos o xadrez nos traz para a vida profissional!

Se você não joga xadrez, aprenda, pratique e conheça os resultados!

Nenhum comentário: