quarta-feira, 7 de maio de 2008

Xadrez Escolar ou Xadrez de Competição?

Você quer implantar um Projeto para ensinar o jogo de Xadrez em sua escola?

Bem, a primeira coisa a fazer é definir se o projeto será de “Xadrez Escolar” ou “Xadrez de Competição”. Qual a diferença entre um e outro?

Xadrez Escolar

Se o seu “publico alvo” são crianças de 7 a 12/13 anos eu penso que o ideal seria o Xadrez Escolar. Ou seja, usar o xadrez para trabalhar as matérias curriculares, principalmente a matemática e a língua portuguesa. Neste caso aconselharia você a entrar me contato com um amigo – Dorly Eller – que dá aulas de “xadrez escolar” há uns 15 anos e criou diversos “joguinhos” para o aprendizado do xadrez. Através destes joguinhos a criança aprende o movimento de cada peça, assim como, a jogar com todas as peças, trabalhando ao mesmo tempo o conhecimento da matemática (de acordo com a idade e conhecimento), o desenvolvimento da memória, da atenção, concentração, etc. O e-mail dele é: DORLYELLER@HOTMAIL.COM

Xadrez de Competição

Se você pretende trabalhar a garotada para a participação em torneios escolares, por exemplo, então diria a você para comprar o livro Xadrez Básico (Autor Orfeu Dagostini) e usá-lo como base. Este livro é completo, pois ensina desde o movimento das peças, passando pelos finais e elementos do meio-jogo (tática e estratégia). Tem uma bela coleção de partidas analisadas (as 4 iniciais – lance por lance) que vão mostrando ao estudante os principais temas táticos e estratégicos do meio-jogo. O livro também tem uma seção dedicada a aberturas e defesas. Enfim, é um livro completo e que você poderá usar durante muito tempo com a garotada.

Para trabalhar a concentração e a atenção eu, também, costumo usar nas minhas aulas o jogo caça-palavras e o jogo dos 7 erros.

O legal do caça-palavras, muito comum nos jornais e revistas de fins-de-semana, é que você pode adapta-lo criando seus próprios caça-palavras usando como temas, por exemplo: a língua portuguesa criando um com antônimos e sinônimos, ou com adjetivos e substantivos, etc. Pode trabalhar a geografia colocando o nome dos Estados e Capitais do Brasil, das Américas, da Europa, etc. e assim sucessivamente para todas as matérias que lhe interessarem, de acordo com a idade e conhecimento dos alunos.

O jogo dos 7 erros se você procurar na Net com certeza encontrará vários sites, com vários temas, bastando imprimir e fazer cópias para cada um dos alunos.

Como a garotada, geralmente, gosta de competição, você pode fazer, por exemplo, um torneio de caça-palavras com temas variados + 7 erros por mês, etc.

Enfim, use a sua criatividade e o céu será o limite. Abraços, bom trabalho e, o mais importante, divirta-se!!!

Nenhum comentário: