domingo, 18 de maio de 2008

Um exemplo de esportividade!

A segunda rodada do Torneio de Rotterdam (Holanda – junho/1989), quinta prova da Copa do Mundo, estava destinada a produzir situação das mais insólitas, não só por ter como cenário uma das competições mais categorizadas e como protagonistas profissionais de altíssima colocação no “ranking” internacional (Ljubojevic e Ehlvest, com ELO de 2635 e 2662, ocupavam, respectivamente, as 9ª e 11ª posições da lista da FIDE válida para o segundo semestre do ano de 1990), mas, também, por envolver fortuidade de difícil ocorrência na prática magistral.


Após prolongada luta, a partida Ehlvest x Ljubojevic chegou à posição do diagrama:


Neste ponto, o jogo foi suspenso e Ehlvest efetuou seu lance secreto. Como o movimento 62.Th7 ganha facilmente, antevia-se um reinício desinteressante seguido de um final destituído de emoções.

Só que o diretor de cena - o Acaso – reservara um desfecho surpreendente: fazendo do lance secreto o fruto de um descuido incompatível com a categoria do condutor das peças brancas, elevou a extremos a dramaticidade do que ia seguir-se e colocou a grande altura o comportamento isento e nobre que apenas um verdadeiro esportista pode ter.

Quando o envelope foi aberto, verificou-se, com surpresa, que o lance secreto era ...Tf2-a2! Estava claro que Ehlvest pretendera escrever Tc7-h7, mas, por descuido, anotara o lance como se a posição do tabuleiro estivesse invertida!


De acordo com as Regras da FIDE, o jogo está perdido para o jogador que efetua lance secreto cujo significado não pode ser estabelecido ou que seja impossível.

Nada obstante, o veterano condutor das peças negras aceitou que a intenção do movimento era clara e, cavalheirescamente, abandonou a partida.


Não são muitos os enxadristas, temos que reconhecer, capazes de gestos como o do insigne Ljubojevic, plenos de respeito à categoria do adversário, fidalguia e esportividade.

2 comentários:

Anônimo disse...

eita! eu nem sabia q existia jogada secreta. se vc tiver interece seria um bom assunto pra ser abordado numa postagem futura. como funciona essa regra???

obrigado pela atenção.

Mario Vaz - Professor de Xadrez disse...

Hoje em dia a pratica de suspender uma partida para continua-la numa próxima sessão é muito pouco utilizada.

Os torneios de xadrez rápido e/ou relâmpago geralmente concluem todas as rodadas num dia ou no máximo em 2 ou 3 dias.

Somente em alguns torneios de longa duração, do tipo todos-contra-todos e em matches pelo título de Campeão Mundial de Xadrez, esta regra é válida e pode ser acionada.

E isto normalmente acontece quando uma partida não chega ao fim depois de decorridos 5 horas de jogo. Neste caso, o "lance secreto" é selado em um envelope que fica em poder do árbitro até o reinicio da partida.

Abraços e obrigado pelo interesse e comentário.

Mario Vaz