quarta-feira, 7 de maio de 2008

Como progredir no xadrez?

Há um tempinho atrás um amigo perguntou: como faço para progredir no xadrez? Para melhorar o meu jogo?

Para progredir no xadrez, assim como na vida como um todo, cada um tem a sua fórmula, cada tem o seu jeito particular. Vou colocar aqui o que serviu e serve para mim:

Eu penso que é necessário estudo, dedicação, força de vontade, aprender com as derrotas (dificuldades) e vibrar com as vitórias (conquistas). Mas não basta somente ler livros e estudar partidas de Mestres, é necessário também jogar, jogar com freqüência, jogar com objetivos.

Mas não basta simplesmente jogar por jogar! Quando comecei a jogar xadrez em clubes (1970) o meu professor (MI Antonio Rocha) disse que eu deveria anotar todas as partidas que jogasse e depois estudá-las para ver os erros e acertos cometidos.

Muitas vezes ainda na fase de abertura do jogo cometemos erros que, justamente por não estudar as partidas que jogamos, voltamos a repetir e a repetir.

Outra coisa, o Rocha me incentivou a jogar partidas de no mínimo 15x15 ou 20x20 min. O fato é que ao jogar partidas rápidas (5x5mins ou 10x10mins), se não estivermos bem preparados para tal, cometemos imprecisões que muitas vezes não são aproveitados pelos nossos adversários e, por força do hábito, acabamos repetindo os mesmos erros (por jogar mecanicamente) nas partidas pensadas. E aí é que está o problema, pois nas partidas pensadas o adversário tem mais tempo e, portanto, maiores possibilidades de aproveitar estes lances errados ou não tão precisos.

Na época, incentivado por um jogador bem mais experiente, também comecei a jogar xadrez por correspondência (é, por cartas mesmo!) o que me ajudou muito a aprender a ter paciência e analisar calmamente a posição. Hoje em dia jogo na Internet partidas ao-vivo e, principalmente, partidas temáticas por e-mail (procuro jogar várias partidas simultâneas de uma mesma abertura ou defesa, com as peças brancas e com as negras para conhecer a posição tanto do ponto de vista das brancas, como das negras).

Alguns anos atrás, já com o surgimento dos programas de xadrez, eu comecei a estudar, também, da seguinte maneira: coloco o programa para jogar uma partida de 30x30 mins e após cada movimento anoto a avaliação do programa para a posição da partida.

Normalmente a cada peão de vantagem o programa informa que está com +1,00.

Bem, eu vou jogando até que ele mostre que está com uma vantagem de +2.00. Neste ponto eu olho a planilha onde fui anotando os lances e a avaliação que ele fez e procuro um lance em que a avaliação indicava alguma coisa próxima de +0,50 para ele. Digamos que já jogamos uns 10 lances - volto a partida até este ponto e mudo de posição com o programa.

Procuro, então, seguir contra o programa o mesmo plano de jogo que ele jogou contra mim, para ver o que ele faz de diferente. Assim vou seguindo a partida até novamente ele ter uma vantagem de +2.00 e novamente procuro um lance em que a avaliação era inferior a +0.70 e reinicio a partida, novamente trocando de posição com o programa. O resultado é que acabo jogando 4 ou 5 partidas dentro da mesma partida e com isso consigo entender o “plano de jogo” que o programa usou contra mim. Faço isso ao menos 2 vezes por semana.

Procure sempre jogar com um “plano de jogo”, pois como dizia um Mestre do passado: “É melhor ter um plano ruim, do que nenhum”. Sempre que possível estude partidas analisadas jogadas por Mestres. Leia e releia estas partidas tantas vezes forem necessárias até entender perfeitamente o plano de jogo adotado na partida.

Um detalhe importante: sempre que jogo com o computador ou ao-vivo na Net, eu jogo a abertura com a ajuda de um livro para não jogar lances fracos ou errados. De tanto repetir a mesma abertura/defesa você começa a gravar os melhores lances.

Nota: procure jogar sempre a mesma abertura ou defesa. É melhor conhecer bem uma ou duas aberturas/defesas do que conhecer mais ou menos um monte delas.

Após algum tempo seguindo estas instruções tenho certeza de que você verá a diferença.

Abraços, bons estudos e boa sorte!

Um comentário:

Unknown disse...

Mestre Mario Vaz!

Parabéns pelo Blog, realmente muito interessante!

Vou adicionar este blog no tópico "atualidades" do "Xadrez Na Rede"

Grande Abraço

Ricardo Aquilio