quinta-feira, 2 de abril de 2009

Raios X

A força dos Raios X


Raios-X são radiações eletromagnéticas, invisíveis, capazes de atravessar corpos opacos e impressionar películas fotográficas.

Superman, um personagem da empresa DC tinha, entre outras habilidades, a capacidade de lançar raios através dos seus olhos, com os quais podia ver através de todos os tipos de estruturas para descobrir onde estava o “vilão malvado”, ou salvar pessoas inocentes em perigo.

Atualmente, com uma radiografia (raios X) podemos ver o grau de uma fratura em algum dos nossos ossos, assim como, nos aeroportos podemos controlar os objetos que passam que possam nos colocar em perigo.

Em resumo, raios-X nos permitem ver a estrutura dos corpos opacos, onde o olho humano não alcança.

No jogo de xadrez, o conceito de raios-X se refere a um tema enxadrístico que consiste na ação ou um ataque de uma peça em uma fileira, coluna ou diagonal, coberta por uma ou mais peças do lado oposto, onde a colocação dessas peças sobre o tabuleiro pode levar a situações vantajosas em jogadas futuras.

Os raios-X são enviados da mente do jogador projetando-se no tabuleiro visualizando a estrutura da posição, para analisá-la e encontrar casas débeis que possam ser atacadas mediante combinações das peças.

O que é a estrutura ou esqueleto do xadrez?
É a disposição das peças no tabuleiro e o seu efeito sobre nossas peças e nas do adversário.

Nada melhor para entender esses conceitos muito teóricos e, às vezes, abstrato do que um exemplo:


A posição ao lado corresponde à partida jogada entre Jose Miguel Fraguela Gil e Bent Larsen em Las Palmas, 1976. Analisemos os aspectos mais importantes da posição:

O roque branco está debilitado em virtude do avanço dos peões de g2 e h2.

A debilidade mais evidente, e que as negras irão explorar, é a casa f3.

O cavalo branco situado sobre a casa f3 é fraco, ainda que protegido pela dama em e3 e pelo bispo em e2, pois sem a sua presença a diagonal a8-h1 fica livre e aparecem possibilidades de xeque mate em g2 e h2.

Antes de jogar, o negro lança seus raios x e visualiza a seguinte posição:


A estrutura de peões é propicia para atacar pela diagonal com aa força da dama protegida pelo bispo de b7.

O cavalo apoiaria a incursão com seu salto até a casa f3 explorando esta casa fraca e provocando xeques que fariam com que o rei contrário ficasse mais exposto.

A configuração dos peões se torna exposta com os raios x, e, pelo fato de ser débil, propicia o ataque. Agora as negras têm que planejar como eliminar o cavalo branco de f3 para a diagonal se abra.

Neste este tipo de posição a agressividade das jogadas é vital para o êxito do ataque. Se necessário for, sacarificam-se pecas para provocar distrações ou pressionar sobre pontos débeis.

Assim sendo, Larsen fez a jogada que decide a partida e lhe deu a vitória: 26. ... Nd2!!

Na partida, Fraguela como bom jogador se rendeu, pois sabe que está perdido. Vejamos como teria continuado a partida e qual o cálculo que Fraguela efetuou para render-se de imediato:

26. ... Nd2 27.Qxe5 (27.Rc1 [27.Rd1 Ndxf3+ 28.Bxf3 Nxf3+ 29.Kf1] 27...Nexf3+ 28.Bxf3 Nxf3+) 27...Nxf3+ 28.Axf3 Qxe5 29.Axg7 Kxg7 30.Bxb7 h4 com vantagem decisiva para as negras.

As negras, além de ter vantagem material dispõem de peões em c, d, e, f que formam uma estrutura central muito superior. Abaixo a partida completa:

Fraguela Gil, Jose Miguel - Larsen, Bent [A10 – Abertura Inglesa] Las Palmas, 1976
1.Nf3 b6 2.b3 e6 3.Bb2 f5 4.e3 Nf6 5.Be2 Bb7 6.c4 a5 7.0–0 a4 8.d3 axb3 9.axb3 Rxa1 10.Bxa1 Bb4 11.Nc3 0–0 12.Na2 Bd6 13.Bc3 Nc6 14.b4 Ne7 15.Nc1 Ng6 16.Nb3 Qe7 17.Qd2 Ng4 18.g3 h5 19.c5 bxc5 20.bxc5 Bxc5 21.h3 Nf6 22.Nxc5 Qxc5 23.Bb4 Qd5 24.Bxf8 Ne5 25.e4 Nxe4 26.Qe3 Nd2 0–1

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