domingo, 19 de abril de 2009

O primeiro torneio internacional de xadrez

(por Pepelu)
Foto: Adolf Anderssen

O primeiro torneio internacional de xadrez da época moderna foi jogado em Londres no ano de 1851. O incentivador e principal interessado na realização do torneio foi o inglês Howard Stauton, considerado naqueles tempos como o melhor jogador de xadrez do mundo após ter vencido o francês Saint-Amant em 1834 na cidade de Paris.

A organização da competição levou cerca de um ano e o “endinheirado” clube de xadrez St. George se encarregou de convidar os melhores enxadristas europeus da época. Somente o russo Carl Jaenisch não pode participar. O torneio constituiu-se em uma autentica maratona enxadrística sendo jogado por eliminatórias. Na primeira fase foi uma “melhor de três partidas”. Na segunda e terceira fases, uma “melhor de sete partidas” e a final em uma “melhor de oito partidas”.

Adolf Anderssen, após esmagar Stauton por 4 a 1 na semifinal, fez o mesmo com Marmaduke Wyvill ao qual venceu por 4,5 a 2,5 na final, proclamando-se brilhantemente o vencedor do torneio. A vitória do prussiano foi uma autentica surpresa, pois foi o primeiro grande triunfo da sua brilhante carreira. Nessa época, Anderssen, era conhecido apenas pela composição de alguns belos problemas de xadrez.

É importante destacar que uma das mais famosas partidas de toda a história do xadrez, "A Imortal", foi jogada durante o transcurso deste torneio no dia 21 de junho de 1851. Trata-se de uma partida amistosa jogada entre Adolf Anderssen e o francês Lionel Kieseritzki, onde o genial prussiano sacrificou um bispo, duas torres e finalmente a dama!

A Imortal do Xadrez
Por Richard Guerrero

Anderssen, Adolf - Kieseritzky, Lionel [C33 – Gambito do Rei] 'Immortal game' London, 1851

1.e4 e5 2.f4 exf4 3.Bc4
Andersen se lança à aventura com esta interessante e arriscada variante do Gambito de Rei, que permitirá a Kieseritsky dar xeque com sua dama em h4, obrigando o rei branco a mover e perdendo com isso a possibilidade de rocar, porém com a contrapartida de que a dama negra não ficará bem colocada nesta casa e facilitará o desenvolvimento das peças de Andersen. A alternativa 3.Nf3 é mais freqüente.

3...Qh4+!?
No século XIX, os jogadores costumavam responder sempre à pronta saída do bispo branco com este xeque da dama. Posteriormente, passou a preferir-se a jogada 3...Nf6!? ; e inclusive 3...d5!?

4.Kf1
Evidentemente, era um suicídio jogar 4.g3 fxg3 5.Nf3 g2+! 6.Nxh4 gxh1Q+; e tampouco é possível aqui 4.Ke2, pois seguiria 4...Qg4+ 5.Ke1 (5.Nf3 Qxg2+) 5...Qxg2]

4...b5!?
A partida nem bem começou e ambos adversários já se puseram a jogar em plano selvagem! Kieseritsky não hesita em oferecer imediatamente o peão de vantagem, a fim de desviar o "terrível" bispo branco da perigosa diagonal que aponta a "f7" , enquanto aproveitam para facilitar o desenvolvimento de seu flanco de dama.

5.Bxb5
Como sabemos, nessa gloriosa época, todo o mundo aceitava um gambito, tanto com brancas como com negras, e quem não o fazia era tachado de covarde e de indigno, e ganhava o desprezo de todos seus rivais...

5...Nf6 6.Nf3
Agora podemos comprovar que a dama negra não ficou bem colocada e deve perder tempos em sua retirada.

6...Qh6
6...Qh5!? cravando o cavalo branco, parece mais apropriado nesta posição.

7.d3
Melhor seria 7.Nc3! reservando a possibilidade de jogar d4!

7...Nh5?!
Kieseritsky se lança ao ataque imediatamente e ameaça ganhar a torre de h1 com Ng3+!, porém é uma ameaça muito fácil de parar, e já sabemos que não é bom jogar várias vezes uma mesma peça na abertura quando ainda não se completou o desenvolvimento...

8.Nh4?
Uma rara forma de se defender da ameaça negra! Anderssen, com seu peculiar estilo, defende atacando e salta com seu cavalo a h4, com a idéia de depois saltar a f5 e fustigar, assim, novamente a dama negra. A idéia é boa, porém as negras também jogam! Melhor seria jogar 8.Rg1! com a idéia g4! Procurando explorar a cravada do peão f.

8...Qg5!
Kieseritsky ameaça, agora, simultaneamente o cavalo de h4 e o bispo de b5!

9.Nf5
Único lance para não perder peça.

9...c6?
E agora, o romântico russo deixa escapar uma boa oportunidade para ficar com uma clara vantagem jogando 9...g6! 10.Nd4 (10.h4 Qf6!; 10.g4? gxf5! 11.gxh5 fxe4) 10...Bg7! o que teria criado muitos problemas para as brancas.

10.g4?
E o selvagem Andersen (com o perdão!), nem breve nem simplista, volta a complicar a vida de maneira ruim, quando tinha uma jogada fácil: 10.Ba4! com bom jogo para as brancas.

10...Nf6?!
Nova imprecisão de Kieseritsky. Era muito melhor 10...g6! 11.gxh5 (se 11.Nd4 Bg7! 12.c3 Bxd4 13.cxd4 Qxb5 14.Nc3 Qb6 15.gxh5 Qxd4 com vantagem) 11...gxf5 com clara vantagem das negras; em troca 10...cxb5? 11.gxh5 ajudava evidentemente as brancas, ao abrir-lhes a coluna "g" para sua torre.

11.Rg1!
Alucinante! Andersen, ao lado do qual o General Patton podia passar por covarde, demonstra uma vez mais que os tinha muito bem postos! Passa, olimpicamente, por seu bispo ameaçado e defende seu peão "g" para buscar encerrar a dama negra. E há que dizer que, dadas as circunstâncias, é sua melhor opção, posto que do contrário as negras ficariam com uma cômoda e clara vantagem.

11...cxb5?Por incrível que pareça, as negras não deveriam capturar o bispo oferecido, e não porque lhes vá ficar encerrada a dama, senão porque, devido à captura, vai se desencadear um terrível e decisivo ataque das brancas, que vai pulverizar a posição das negras. Porém, quem podia prevê-lo neste momento? Nem Kieseritsky, nem nenhum outro jogador da historia do xadrez poderia ver tão longe! É absolutamente inimaginável. Por isso é tão maravilhosa esta partida! [se: 11...h5! 12.h4 (12.gxh5 Qxh5) 12...Qg6 e as negras teriam conservado uma ligeira vantagem]

12.h4!
Começa o assédio!

12...Qg6 13.h5! Qg5 14.Qf3!
Com a fortíssima ameaça imediata Bxf4, ganhando a dama negra.

14...Ng8
Kisieritsky abre o único caminho por onde pode retirar sua dama.

15.Bxf4 Qf6
Se 15...Qd8 se chegaria a uma ridícula e cômica situação das negras, na qual todas suas peças teriam voltado à posição de origem! Depois de 16.Nc3! o ataque branco "se jogaria só".

16.Nc3!
Apontando tanto a "d5" como a "b5"!

16...Bc5
Kieseritsky não encontra a defesa salvadora... porque não há! As negras tem muitas jogadas a escolher, porém nenhuma boa! Queriam, por exemplo, jogar a típica 16...Bb4, imobilizando o terrível cavalo branco, porém aqui o rei não esta em "e1"! E a jogada não serviria para nada.

17.Nd5!?
Mais contundente era 17.d4! com ataque "aplastante", já que não é possível 17...Bxd4 por 18.Nd5! e as negras perdem tudo!

17...Qxb2 18.Bd6?
Todos os comentaristas qualificam esta espetacular jogada de Anderssen de excelente e não hesitam em colocar dois sinais de admiração; porém, depois de analisar longamente esta posição, cheguei à conclusão de que é ruim! (lamentavelmente, já que gostaria que fosse boa!) Porque cheguei a uma clara refutação: 18.Nc7+! é em minha opinião o caminho que leva à vitória. 18...Kd8 (18...Kf8 19.Re1!) 19.Re1! Bxg1 20.Nxa8! recuperando a peça a menos (cai o bispo de "g1" ou o cavalo de "b8"!), e mantendo muito vivo o ataque ao rei rival.]

18...Bxg1 19.e5 Qxa1+ 20.Ke2 Na6 21.Nxg7+ Kd8 22.Qf6+ Nxf6 23.Be7# 1–0
Poderia dizer-se que esta partida tem muitos erros por ambos os lados, porém é inegável que é absolutamente espetacular! Me alegro de que Anderssen tenha jogado 18.Bd6 porque, do contrário, nunca teríamos podido desfrutar deste final tão maravilhoso.

2 comentários:

Lucas Santos disse...

Legal o artigo!

Gostei do fato de a notação já estar em inglês, o que facilita para visualizarmos as partidas nos programas, como o ChessBase, por exemplo.

É bem possível que vcs tenham ganhado mais um leitor... =)

Anônimo disse...

!!!

pasmo

eu ja tinha visto essa partida um dia desses. quando voltei a jogar com um amigo q fiz. ele me mostrou. no livro não tinha a história da partida i isso é importante [eu penso]. mas melhor q isso são seus comentários [se eles forem seus, ou de quem quer q seja] é de tirar o folego como as pretas entraram numa armadilha, como um labirinto sem saida. nem sei mais.