MI Nelson Pinal Borges
As SIMULTÂNEAS DE XADREZ se constituem em um importante fator no desenvolvimento do Xadrez, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo. Muitos dos jovens talentos que posteriormente se destacam em nível magistral nascem ou são descobertos nas Simultâneas. O fato de um Mestre enfrentar 20 a 30 aficionados, que geralmente são estudantes e juvenis, provoca neles – e até em seus pais - um entusiasmo tal que os incentivam à prática e à superação enxadrística.
Bem concebida e organizada, a SIMULTÂNEA DE XADREZ é uma atividade muito instrutiva para o simultaneado, que aprende de sua partida, adquire experiência e é uma boa oportunidade para avaliar seu nível de jogo diante de um adversário superior.
Acrescente-se que uma SIMULTÂNEA DE XADREZ realizada numa praça pública de qualquer cidade é um espetáculo promocional do Xadrez que atrai muitos observadores, conhecedores ou não do Jogo Ciência. Ver uma atividade onde uma pessoa enfrenta 20 ou 30 jogadores provoca um interesse pessoal que encaminha os assistentes a conhecer os pormenores do Xadrez e depois transmitir a seus filhos, familiares, colegas de trabalho etc., o que implica na difusão espontânea do Nobre Jogo.
Desde o ponto de vista econômico, a organização de uma SIMULTÂNEA DE XADREZ de 20-30 tabuleiros não implica em grandes gastos, o que significa que a um baixo custo se pode realizar uma edificante atividade esportiva que, ademais, se converte, para jogadores e observadores, numa forma sã de aproveitar o tempo livre. Também não se precisa de um espaço ou um terreno especial para sua realização.
Estimo que, de acordo com as possibilidades de cada país, cada Federação ou cada entusiasta do Xadrez que deseje desenvolver o mesmo deve ter presente entre seus planos de trabalho a organização de Simultâneas com determinada freqüência e em lugares “estrategicamente selecionados” para que a mesma se converta numa atividade desportiva que atenda aos interesses de organizadores, jogadores e público em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário